Gado Devon

Histórico da raça

O Devon é uma das raças mais antigas do Reino Unido, sendo uma raça originária do sudoeste da Inglaterra. A raça tem mudado consideravelmente nos últimos 100 anos, embora, muitos dos animais registrados são descendentes diretos dos primeiros animais registrados no primeiro Livro Genealógico, publicado em 1850, o qual pertencia a famílias que já criavam Devon há 150 anos.
No século XIX, o Devon foi cruzado com o Zebu visando a formação de raças adaptadas ao clima tropical. Essas raças são Jamaica Red, Bravon, Makaweli e Santa Gabriela. Esta, por sua vez, está sendo usada para melhorar algumas raças bovinas japonesas.
O Devon tem provado ser tolerante a climas quentes, sendo hoje criado extensivamente na Austrália, Nova Zelândia, USA, Brasil e Jamaica. Esta habilidade em tolerar bem o calor tem encorajado alguns pesquisadores a imaginar uma possível relação entre o Devon e o gado indiano levado ao sudoeste da Inglaterra há muito tempo.
O rebanho da raça Devon no Brasil
No Brasil, foi Joaquim Francisco de Assis Brasil (1857-1938), quem importou do Uruguai em 1906, as primeiras quarenta novilhas Devon, da Cabanha Lorraine do Dr. G.J. French, do Uruguai, e mais tarde importou outros animais diretamente da Inglaterra. Foram enviados para a sua Estância em Pedras Altas e depois para Alegrete, ambas no Rio Grande do Sul.
Com a vinda destes animais para o Brasil, logo notou-se tamanha rusticidade, precocidade, grande capacidade de conversão de pastos pobres em carne de alta qualidade e grande fertilidade. Além do mais, reprodutores prolíficos, vacas consideradas mães por excelência e bezerros mais precoces, de rápido apronte.

ABCDEVON

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RANCHO DE SANTA FÉ

A simbologia das porteiras no ambiente rural