Disputa intensa em Cruz Alta confirma mais oito candidatos ao Freio de Ouro
AS Malke Rancangua e Resplendor do Itapororó venceram sétima classificatória brasileira.
Última classificatória em solo gaúcho teve o maior número de conjuntos do circuito 2013
A cidade de Cruz Alta (RS) recebeu neste final de semana a realização de mais um evento da raça crioula. A classificatória do município ao Freio de Ouro 2013 reuniu animais credenciados nas cidades gaúchas de Vacaria, Carazinho, Nonoai, Itaqui, Julio de Castilhos, Ijuí e Passo Fundo, além da sede.
Foi na manhã deste domingo, dia 23, que o Rio Grande do Sul conheceu seus últimos escolhidos diretos à final do circuito, a ser realizada em agosto, durante a Expointer. A classificatória de Cruz Alta contou com a participação total de 57 concorrentes, o maior número de conjuntos em uma etapa deste ano, propiciando uma disputa acirradas pelas primeiras colocações.
Liderando desde o começo da manhã, AS Malke Rancangua, montada por Gabriel Marty, garantiu a primeira colocação, com 20,562 pontos. Fagulha do Espigão, com Daniel Teixeira, foi a adversária até o final, ficando pouco mais de meio ponto atrás da vencedora (19,983 de média). As duas foram seguidas por Ricoleta de São Manoel, com Antonieto Rosa, que saiu da sexta posição para terminar na terceira, com 18,604. Maragata dos Três Pinhais (18,597), com Rodrigo Nunes, garantiu a última vaga após Batalha do Monjolo ser desclassificada na revisão da boca.
Emocionado, o vencedor da categoria fêmeas, Gabriel Marty, prestou homenagem ao ginete Freio de Ouro Fábio Teixeira, que perdeu o pai no último sábado.
– O meio dos ginetes está de luto pelo Fabinho – comentou o ginete.
Entre os machos, Resplendor do Itapororó, com Marcos Silveira, liderou de ponta a ponto e garantiu sua vaga com 20,129 pontos. Daniel Teixeira, com Capanegra Martin Fierro, foi o vice, com 19,487 de média. Na sequência, Qüinchamalo do Infinito, montado por Felipe Braga Silveira de Ávila, com 19,264 pontos; e Naipe do Infinito, com Everton de Deus Valim, com 18,930. Lanceiro Simpatia (18,654) e Urano do Purunã (18,123) foram os reservas.
Esta foi a primeira vitória do ginete Marcos Silveira em uma classificatória ao Freio de Ouro.
– A pista atrapalhou bastante, mas o Resplendor se saiu muito bem, foi muito valente desde a primeira prova – elogiou o ginete.
O julgamento das fêmeas foi realizado pelos criadores Álvaro Dumoncel, de Santa Bárbara do Sul (RS), Gustavo Weiand, de Lajeado (RS),e Rodrigo Bastos da Silva, de Cruz Alta (RS) e dos machos por Frederico Ormazabal Sastre, de Uruguaiana (RS), Hermes Dourado Filho, de São Borja (RS) e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves, de Rio Grande (RS).
Na próxima semana, entre os dias 27 e 30, o circuito vai a Chapecó (SC), onde ocorre a semifinal da região 5. A competição ainda retorna ao Estado antes da grande final, para a Classificatória Aberta de Esteio, em julho.
Comentários
Postar um comentário