Montana

Rusticidade comprova


Todo ano, cerca de 26% dentre os melhores de toda a safra gaúcha são selecionados para ir a leilão em Pelotas.

A safra de touros montana, natural da Zona Sul do Estado, se superou em mais um ano. Mesmo com dois meses de atraso na disponibilidade nutricional nos campos, provocado pelas condições climáticas, os animais atingiram média de peso semelhante à do ano passado.
Fato que comprova o potencial de ganho de peso do composto racial e a rusticidade para enfrentar as intempéries climáticas. A média de peso dos touros selecionados para esta safra gira em torno de 720 kg aos dois anos.
Quanto maior o peso do reprodutor e a circunferência do PE (perímetro escrotal), melhor a capacidade de repassar para os descendentes suas características de ganho de peso. Estes têm média de 39 cm de PE.
O tradicional Leilão Montana RS, que ocorre durante a Expofeira de Pelotas, está na sua 17ª edição e está marcado para o próximo dia 6 de outubro. Segundo a diretora do programa, Anna Luiza Di Cameli, a expectativa segue positiva pela fidelidade dos compradores e pelo compromisso que o Programa Montana tem em oferecer o que há de melhor na genética do composto. 
A oferta de 40 touros vem da Estância da Gruta, da também criadora Anna Luiza, e da Granja Santo Antônio, de Adolfo Fetter Júnior. Todos os animais são portadores do Ceip (Certificado Especial de Identificação e Produção), documento que garante que apenas os 26,5% melhores de cada safra sejam comercializados.
O leilão também irá ofertar 40 fêmeas, todas com seguro de vida, frete facilitado e desconto fidelidade de 1% ao ano de compra. 
Criação com sustentabilidadeComo ocorre em todas as edições, o Grupo Montana promove uma palestra com especialista em raças para fortalecer os trabalhos e cruzamentos com o composto racial. Este ano, no mesmo dia do leilão, às 14h, o evento contará com a presença do médico veterinário Egon Neufeld, que também fará o pré-julgamento dos animais.
Egon é pecuarista do norte do Paraguai, da região do Chaco, onde são selecionados animais montana há mais de 15 anos. Na sua propriedade, trabalha com a questão de sustentabilidade e produção de energia. Além de criador de montana, é jurado internacional da raça santa gertrudes e jurado nacional das raças brahman, brangus, braford e gelbvieh. O médico veterinário é especialista em seleção genética de animais nos Estados Unidos, Brasil, Colômbia e Austrália.
A participação do paraguaio faz parte do Simpósio de Bovinocultura de Corte, promovido pela Associação Rural de Pelotas como parte da 89ª Expofeira, que ocorre dos dias 5 a 12 de outubro no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes.
Diário Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RANCHO DE SANTA FÉ

A simbologia das porteiras no ambiente rural