Estudo do IBGE revela queda da produção gaúcha

Produção pecuária nacional está concentrada em apenas oito estados.
Tradicional produção de gado do RS perde espaço para criações do MT
A pesquisa Contas Regionais do Brasil - 2012, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o Rio Grande do Sul perdeu espaço na participação da produção pecuária do país.
O estado que, atualmente, detém 10,1% da produção nacional, foi ultrapassado pelo Mato Grosso que aumentou seu controle de 6,6% para 10,4% e passou a ser o terceiro maior produtor de gado do país, acompanhado de perto pelo Paraná (10%). A liderança do setor segue nas mãos de Minas Gerais (15,2%) e São Paulo (11%).
Ainda de acordo com o estudo oito estados brasileiros concentram 70% da produção agropecuária.
Indústria
O mesmo estudo mostra que a produção industrial está centralizada nas mãos de seis estados, que também controlam 70% da produção nacional. Os seis estados que concentram a indústria são os mesmos seis que detêm maior participação no PIB, e figuram na lista na mesma colocação. A maior participação é de São Paulo, de 29,8% do valor adicionado pela indústria ao PIB, seguido pelo Rio de Janeiro, com 14,3%; e por Minas Gerais, com 10,7%. Os três estados da Região Sul vêm em seguida: Rio Grande do Sul (6,2%), Paraná (5,5%) e Santa Catarina (5,2%).
Diário Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A simbologia das porteiras no ambiente rural

RANCHO DE SANTA FÉ

CAVALO CRIOULO