Bovinos

Leilão da raça Montana acontece em 7 de outubro
 Índices raciais e a média de ganho de peso vêm se superando a cada ano
 (Foto: Jô Folha - DP)
O momento mais esperado entre os criadores do composto racial Montana está chegando. O leilão está marcado para 7 de outubro, durante a 88ª Expofeira de Pelotas. A diretora do programa, Anna Luiza Di Cameli, criadora, ressalta que os índices raciais e a média de ganho de peso vêm se superando a cada ano.

Os touros nascidos na primavera 2012 estão prontos para reprodução, com média de 777 kg. Um aumento de mais de 10% da média do ano passado. Na avaliação do Ceip (Certificado Especial de Identificação e Produção) o índice foi de 26%, sendo que no ano anterior foi de 23%.
"Nunca tive um tourada assim", exclama orgulhosa a criadora Anna Luiza, separando os trios para julgamento, que ocorre horas antes do leilão. Ela acredita que, apesar de clima favorável e boa oferta de pastagens, os touros entraram o inverno com peso elevado, sendo bem terminados para a primavera. Quanto maior o peso do reprodutor e a circunferência do PE (perímetro escrotal), melhor a capacidade de repassar para os descendentes suas características de ganho de peso.

O composto Montana atrai criadores focados em cria e recria de terneiros para engorde. A porcentagem de recompradores da raça também aumenta a cada ano, segundo o leiloeiro Eduardo Knorr. "Temos mais de 30% de recompradores, para machos e fêmeas, o que é considerável em 20 anos de composição genética", conclui Knorr. Em 20 anos são mais de 800 touros vendidos no Brasil, e fora dele, somente via leilões.
"Esta é a oportunidade perfeita para os pecuaristas gaúchos que buscam uma opção genética de qualidade comprovada", ressalta Gabriela Giacomini, coordenadora do Programa Montana.

Leilão
O 16º Leilão Montana RS, está marcado para as 19h do dia 7, na Associação Rural de Pelotas. Serão colocados à venda 38 touros Montana rigorosamente avaliados e 51 fêmeas prenhes. Intitulado como O Gado do Século 21, o leilão promete animais com velocidade de ganho de peso e precocidade. "Nos últimos anos o composto se uniformizou e praticamente trabalhamos com Montana em cima de Montana", explica a diretora do programa, que relaciona os resultados à capacidade de heterose, quando os filhos apresentam melhor desempenho do que a média de seus pais.

A inovação deste ano, segundo leiloeiro, é do Programa de Fidelidade da Compra, em que a cada ano o comprador acumula 1% de desconto a partir desta edição. Além disso, todos os animais possuem seguro de 120 dias e frete facilitado. Os animais ofertados são da Estância da Gruta e da Granja Santo Antônio, de Pelotas e Capão do Leão. A programação do leilão também inclui o julgamento dos touros e conta com a presença da jurada Angela Linhares da Silva.

No mesmo dia será realizado Simpósio de Bovinocultura de Corte, que tem como tema central Tendências de mercado e oportunidades aliadas a sistemas de produção. A palestra de encerramento desse evento será Oportunidades trazidas pela nova genética, feita por José Bento Sterman Ferraz, da Universidade de São Paulo - campus de Pirassununga (SP), um dos geneticistas responsáveis pela avaliação genética do Montana.

DIÁRIO POPULAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A simbologia das porteiras no ambiente rural

RANCHO DE SANTA FÉ

CAVALO CRIOULO