Os classificados de Pelotas (RS) para a final do Freio de Ouro 2014
Sananduva do Salton foi a melhor fêmea da disputa, e Garimpo Gravatá o melhor macho.


 Em 2012, Sananduva do Salton conquistou o Freio de Ouro
Uma semifinal emocionante e disputada ponto a ponto. A classificatória de Pelotas (RS) foi mais uma mostra do alto nível dos participantes da quinta etapa classificatória ao Freio de Ouro 2014. Realizada na casa da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo, a etapa foi marcada especialmente pelas altas notas das fêmeas e pela alternância de posições do início ao fim.
A campeã do Freio de Ouro 2012, Sananduva do Salton, voltou às pistas para tentar o bicampeonato inédito na competição e mostrou que está mesmo preparada para brigar pelo título. A égua da Cabanha Salton, de Dom Pedrito (RS), foi apresentada pelo ginete Márcio Maciel, e o conjunto venceu a semifinal de Pelotas na categoria fêmeas, com 21,610 pontos.

O criador e expositor Paulo Murilo Barreto Lopes disse que o desempenho da fêmea foi muito satisfatório, apesar do animal não estar em sua melhor forma por ter entrado no cio pouco antes da competição.
– Ela está aí para tentar esse bi que nunca ninguém conseguiu. A gente sabe que é difícil, mas não é impossível – diz Lopes.
Na categoria dos machos, Garimpo Gravatá, da Cabanha Gravatá, de Gravataí (RS) foi o grande vencedor. O garanhão assumiu a liderança da prova no sábado após as primeiras provas de Mangueira e de Campo.  Montado pelo ginete Gabriel Marty, que assumiu o treinamento do cavalo há pouco mais de um mês, Garimpo Gravatá conquistou o primeiro lugar com a pontuação final de 20,289.
O proprietário, Francisco Kessler Fleck, disse que percebeu o diferencial do macho desde quando ele era potro e investiu no treinamento para ver o sucesso que o animal vem confirmando em pista.

– Ele teve uma boa fase com o gado na Mangueira e na Paleteada. Ele está se mostrando com uma carreira de muito sucesso – ressalta o criador.
Os prêmios de Ginete Destaque da etapa foram concedidos a Lindor Colares Luiz e Miguel Souza.
A próxima etapa da competição vai ser realizada em Pato Branco (PR), entre os dias 30 de maio e 1º de junho. O Canal Rural e o C2Rural transmitem a final da classificatória no domingo, 1º de junho, a partir das 9h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RANCHO DE SANTA FÉ

A simbologia das porteiras no ambiente rural