Rio Grande (RS) classifica mais oito animais para final do Freio de Ouro.

Escolta do Capão Grande e Brazão da Roraima foram os primeiros colocados em suas categorias.
Brazão da Roraima, montado por LIndor Collares, foi o primeiro entre os machos
 
A pista de provas do Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira, em Rio Grande (RS), foi o palco de mais uma etapa classificatória ao Freio de Ouro 2013. A classificatória reuniu 56 animais para disputar oito vagas na grande final do Freio programada para o mês de agosto em Esteio (RS). Os competidores inscritos na etapa foram credenciados nas cidades de Arroio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Canguçu, Piratini, Herval e Pelotas.
Entre as fêmeas, Escolta do Capão Grande, montada por Zeca Macedo, garantiu a primeira colocação com 20,888 pontos, acompanhada por JA Algazarra (20,771), montada por Milton Castro, e Gaita do Recanto Crioulo (19,540), com Raul Lima. Capanegra Oña Guinda completou a zona de classificação montada por Roberto Carlos Ferraz Duarte, com 19,450 pontos.
Já nos machos, Brazão da Roraima, montado por Lindor Collares, classificou-se em primeiro, com 20,038 pontos, seguido por Abre Cancha da Onicron, com 19,343, montado por Adriano Streck, sendo seguido por Farandola da Mangueira Velha (19,044), montado por Fagner Crescencio, e Quinteiro do Itapororó (18,528), com Marcos Silveira.
– Foi uma prova difícil – afirmou Lindor Collares, ginete vencedor com o macho Brazão da Roraima. Sobre o animal, porém, Lindor é só elogios:
– Um cavalo fácil de trabalhar, que já correu muito no ano passado. Dá prazer andar nele – comentou o ginete.
  • Mangueira
Entre as fêmeas, JA Algazarra fez uma excepcional prova de Mangueira, o suficiente para roubar a primeira colocação de Escolta do Capão Grande. Gaita do Recanto Crioulo, que amanheceu em terceiro, por outro lado, não foi bem na Mangueira.
Já entre os machos, Abre Cancha da Onicron, que abriu o dia em primeiro, acabou facilitando e perdendo a colocação, caindo para quarto. Apesar do alto potencial e da velocidade, o experiente animal, Freio de Prata em 2012, antecipou os movimentos, acabando por ser penalizado. Assim, Brazão da Roraima assumiu a primeira posição após uma boa prova, sendo acompanhado por Farandola da Mangueira Velha, desclassificado do Bocal de Ouro após ter sido pego no exame de doping. Em terceiro, a primeira surpresa: Sanga Funda Trago Largo, que amanheceu em sétimo e realizou a melhor prova de Mangueira da manhã.
  • Bayard-Sarmento
Entre as fêmeas, Escolta do Capão Grande, bem conduzida por Zeca Macedo, reassumiu a primeira colocação, distanciando-se de JA Algazarra. Gaita do Recanto Crioulo teve sua oportunidade de reação na Bayard-Sarmento, onde fez uma boa prova apesar de ser penalizada por excesso de ajuda, finalizando-a com 16 pontos (8 de média de placa). Capanegra Oña Guinda completou as quatro primeiras colocações.
Brazão da Roraima e Farandola da Mangueira Velha continuaram nas primeiras colocações. Abre Cancha da Onicron passou para a terceira colocação, tendo Sanga Funda Trago Largo na quarta. Como do segundo ao sexto colocado (Quinteiro do Itapororó) ficaram com a média na casad os 18 pontos, a decisão dos classificados para a final ficou para a Prova de Campo.
  • Prova de Campo
No campo, Escolta do Capão Grande e JA Algazarra confirmaram a dominância na manhã do domingo. Além das duas, Gaita do Recanto Crioulo e Capanegra Oña Guinda carimbaram o passaporte para a final do Freio de Ouro. Com médias altas, AZ de Ouros Distinta (19,432) e Bala da Roraima (19,277) ficaram como reservas de luxo.
Farandola do Mangueira Velha e Brazão da Roraima foram a última dupla a pisar na arena de Rio Grande (RS). Farandola não conseguiu recuperar o novilho no retorno da corrida, arriscando sua classificação, confirmando-se em terceiro. Brazão da Roraima, por seu lado, foi superior e confirmou a primeira posição. Abre Cancha da Onicron foi o segundo. Quinteiro do Itapororó foi o quarto classificado. BT Trevo (18,462) e Sanga Funda Trago Largo (18,355) ficaram como reservas.
Devido ao grande número de participantes, a prova contou com a avaliação de dois trios de jurados. Os criadores Lauro Varela Martins, Roberto Martins Crespo e Telmo Ferreira julgaram as fêmeas e Jean Carlo Mendes, Jorge Aginelo do Nascimento e Rodrigo Albuquerque Py os machos.
Rio Grande foi o terceiro município brasileiro a sediar uma classificatória ao Freio de Ouro este ano, após Santa Maria (RS) e Esteio (RS), este último o palco do Bocal de Ouro 2013. O ciclo foi aberto em Buenos Aires, na Argentina, que sediou a primeira de duas etapas internacionas. A próxima classificatória ao Freio de Ouro 2013 será disputada em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 23 e 25 de maio.

 - Classificação final:

FÊMEAS
1ª classificada
Escolta do Capão Grande
Cabanha R8, Pelotas (RS)
Ginete: José Fonseca Macedo
Nota final: 20,888

2ª classificadaJA Algazarra
Fazenda Santa Edwiges, São Lourenço do Sul (RS)
Ginete: Milton Castro
Notal final: 20,771

3ª classificadaGaita do Recanto Crioulo
Estância Três Coxilhas, Barra Velha (SC)
Ginete: Raul Lima
Notal final: 19,540

4ª classificadaCapanegra Oña Guinda
Cabanha Capanegra, Dom Pedrito (RS)
Ginete: Roberto Carlos Ferraz Duarte
Nota final: 19,450

MACHOS
1º classificado
Brazão da Roraima
Fazenda Roraima, Ventania (PR)
Ginete: Lindor Collares Luiz
Nota final: 20,038

2º classificadoAbre Cancha da Onicron
Cabanha Reservada e Cabanha Sierra Fuerte, Novo Hamburgo (RS)
Ginete: Adriano A. Streck
Nota final: 19,343

3º classificadoFarandola da Mangueira Velha
Imobiliária Cinco Estrelas e Cabanha Costa Nobre, Braço do Norte (SC)
Ginete: Fagner Crescencio
Nota final: 19,044

4º classificadoQuinteiro do Itapororó
Cabanha Santa Aurora, Jaguarão (RS)
Ginete : Marcos Silveira
Notal final: 18,528

RURALBR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RANCHO DE SANTA FÉ

A simbologia das porteiras no ambiente rural